14/11/2006
Lácteos podem ajudar na prevenção da Diabetes - Dietas ricas em produtos lácteos com baixo teor de gordura podem ajudar a diminuir as chances de desenvolver essa doença, diz estudo lançado em Julho de 2006 na revista Diabetes Care.
Foram analisadas mais de 37.000 mulheres, sendo nenhuma diabética no início do estudo. Um questionário analisando os hábitos de vida e de alimentação foi aplicado às mulheres selecionadas, além de perguntas sobre o uso ou não de suplementos de cálcio e vitamina D.
As mulheres foram acompanhadas por uma década, sendo que nesse período, um total de 1.603 casos de diabetes foram diagnosticados entre as mulheres acompanhadas.
Mulheres cuja ingestão de cálcio dietético foi maior apresentaram cerca de 20% menos chance de desenvolverem a doença, em relação às mulheres que consumiram uma quantidade menor de cálcio.
Os autores ressaltam que os resultados são mais relevantes com lácteos com baixo teor de gordura, em relação aos lácteos com teores mais elevados de gordura.
A conclusão desse trabalho foi que a dieta padrão do experimento, que incorporava alto teor de lácteos com baixo teor de gordura, possivelmente ajudaram a diminuir o risco de diabetes tipo 2 em mulheres de meia idade ou mais.
Fonte: Infoleche em 21/7/2006 e Diabetes Care, July 2006, volume 29 pp 1579-1584.
Vitamina D e Cálcio X Diabetes tipo 2
Publicado em Março de 2006 na Diabetes Care, o estudo“Vitamin D and Calcium Intake in Relation to Type 2 Diabetes in Women” mostra que o consumo de cálcio e vitamina D estão inversamente associados à incidência de diabetes tipo 2, depois de serem ajustadas as variáveis idade, índice de massa corporal e covariações dietéticas e não dietéticas incluindo vitamina D.
Mulheres que consumiram mais de 1.200 mg por dia de cálcio tiveram 21% menos risco de desenvolver diabetes em comparação com mulheres que consumiram menos de 600 mg de cálcio/dia.
Como conclusão desse estudo, tanto o consumo da vitamina D como de cálcio (na dieta ou através de suplementação) foram inversamente associados como desenvolvimento da diabetes tipo 2.
Esse estudo foi realizado com acompanhamento de 83.779 mulheres ao longo de 20 anos (1980-2000).
Fonte: Diabetes Care, volume 29, número 3 / Março,2006
Para maiores informações: manuela@lacteabrasil.org.br
Os trabalhos científicos usados como fonte de informação pela Láctea Brasil, estão à disposição para consulta, assim como outros dados e informações sobre leite e derivados. Favor entrar em contato com a entidade.
Produzido por:
Láctea Brasil